WHEY PROTEIN – TUDO QUE VOCÊ PRECISA SABER PARA TOMAR SEM ERROS.

como tomar whey protein
Todo marombeiro sabe que o Whey Protein é hoje o suplemento mais consumido no mundo. Mas você tomar whey protein da maneira correta?

Este suplemento derivado da proteina do soro do leite é apresentado de 3 formas: Whey protein concentrado; whey protein isolado e o whey protein hidrolisado. Além disso, existem várias marcas, nacionais e importadas, de confiança e outras nem tanto… por isso devemos tomar alguns cuidados básicos antes de gastarmos no suado dinheiro em qualquer pó que encontramos na prateleira.

Neste artigo você vai descobrir qual a diferença entre os três tipos de Wheys (concentrado, isolado e hidrolisado),  qual o melhor tipo de whey para você chegar nos seus objetivos e a hora certa de tomar seu suplemento para que ele seja melhor aproveitado pelo seu organismo.

Os Tipos de Whey Protein

Whey Protein Concentrado

É a forma mais comum de whey protein. É a forma mais bruta da proteína. contém BCAA (aminoácidos de cadeia ramificada) o que ideal para evitar o catabolismo muscular. Mas por ser a forma mais bruta, também trás gordura, colesterol e carboidratos. Cai bem para o cara magro que quer aumentar a ingestão de calorias.

Whey Protein Isolado

Tem a lactose e a gordura removidas. O resultado é um produto com teor maior de proteína. e quase sem açúcar e carboidratos. Ideal para quem é intolerante a lactose.

Whey Protein Hidrolisado

Ele passa por um processo de quebra da proteína , ou seja, ela já chega “pré-digerida” ao seu organismo, o que aumenta sua velocidade de absorção. Nesse processo a gordura também é retirada. Ideal para atletas de bodybuild em fase de cutting.

Cuidados na hora de comprar whey protein

É preciso ficar atento também a alguns detalhes quando for escolher a sua whey protein na loja. O primeiro deles é olhar nos ingredientes que nela contém. A lei exige que se coloque na ordem o que mais contém no pote. Como a maioria dos wheys encontrados são um blend (mistura) isso é muito importante. Vamos tomar como exemplo  a Whey Protein 100% Gold Standard da Optimum Nutrition, considerada a melhor whey do mundo.
Se você ler on ingredientes vai encontrar: Protein Blens (whey protein isolates,whey protein concentrate, whey peptides), Cocoa (processed with Alkali), Artificial Flavours, Lecithin, Acesulfame,Potassium, Aminogen, Lactase.

►Como comprar o melhor whey protein


 

Conforme podem ver, o que mais tem no pote exemplo é Whey Protein Isolada. Essa é uma das formas de verificar se seu whey é mais concentrado, isolado ou de outra forma. Existem wheys que por incrível que pareça tem Maltodextrina em primeiro lugar, portanto fiquem espertos.

como tomar whey protein
Outro fator importante é a quantidade de proteínas de cada Whey. Geralmente as pessoas só procuram pela quantidade de proteínas por dose, mas não se importam com o que realmente tem valar, a concentração de proteína por dose. Explico: No rótulo de um determinado whey diz “50g de proteína por dose”, porém 1 dose desse whey é de 100g!Para saber a concentração de proteína por dose devemos fazer a seguinte conta: dividir a quantidade de proteínas por dose pela quantidade em gramas da dose também. Por exemplo:
Usando o mesmo whey do exemplo anterior temos 24g de proteínas a cada 30g do produto.

24/30 = 0,8Seu whey é 80% proteína, e muito mais eficiente que o tal whey com 50g de proteína por dose…


Como tomar whey protein?

Muitos defendem o uso de leite desnatado, principalmente junto com as proteinas de lenta absorção ou time-release. Porém, na minha opinião, misture sempre com 250ml de água gelada. a água gelada vai ajudar na absorção rápida dessa proteina no seu organismo.

Quando devo tomar whey protein? 

*Tomar whey protein no café da manhã, devido ao fato de você acordar de várias horas de sono sem administrar nenhum nutriente e estar com o cortisol (hormônio catabolítico) alto. Não há necessidade de administrar com carbo de alto IG (Índice Glicêmico) nesse horário, pode misturar aveia ou outro carbo.
*Tomar whey protein antes do treino, por proporcionar uma maior concentração de aminoácidos no plasma sanguíneo melhorando a capacidade de contração do músculo, diminuindo a fadiga central e melhorando o rendimento contanto que administrado 15 minutos antes do treino predito por uma refeição sólida uma hora antes.
*Tomar whey protein depois do treino, que é o principal horário devido ao fato da necessidade imediata de aminoácidos no sangue, coisa que a comida normal não pode fazer porque demora para ser assimilada. Nesse horário você deve administrar sua whey com um carbo de alto IG pois o pulso de insulina vai promover anabolismo e a whey será assimilada com maior facilidade.

Dica: misture 0,25 grama do whey e 1 g de carboidrato por quilo de peso corporal

*Antes de dormir, em conjunto com uma caseína ou alguma proteína de lenta absorção para ter um mix de aminoácidos girando no sangue com a intenção de minimizar o catabolismo induzido pelo sono.

Dica: caso não possua nenhum desses produtos, tome uma colher de azeite de oliva, pois a mesma irá retardar a absorção do whey te dando aminoácidos por várias horas minimizando o catabolismo, pois a gordura do azeite retarda a absorção da proteína.

A orientação para uma boa administração do whey seria nesses horários, portanto 4 vezes ao dia. Porém como sabemos que essa não é uma realidade acessível para a maioria das pessoas, pelo menos o pós-treino deve ser mantido pelos motivos já citados acima.

Whey protein tem efeitos colaterias?

Se consumido em excesso, pode causar problemas renais. A pele também deve sofrer um pouco, pois há o aumento da oleosidade, causando acne.
Por isso, aí vai um dos pilares básicos de todo marombeiro: beba muita água!

obs: Tomar suplementos alimentares sem indicação de um médico ou nutricionista é perigoso. Procure ajuda profissional para ter mais saúde.Se você tiver alguma dúivda sobre o tema, basta perguntar nos comentários. Se Tem mais alguma dica sobre o assunto, fique a vontade para complementar com sua informação. É a marombada se ajudando!

WHEY PROTEIN – TUDO QUE VOCÊ PRECISA SABER PARA TOMAR SEM ERROS.
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