A HORA CERTA DE TOMAR SEUS SUPLEMENTOS

Tomar suplementos há muito tempo não é mais um tabu. A enorme maioria dos bodybuilders, sejam profissionais ou amadores, se utilizam dos suplementos alimentares para complementar sua dieta e dar um boost nos treinos.
Por isso, muitos iniciantes já compram seus potes de whey, jack3d e lipo 6 antes mesmo de se matricularem numa academia.
O que mais vejo na academia são garotos me perguntando que horas devem tomar seus shakes de whey+malto, ou se podem misturar sua creatina com pré treino…
Por isso, resolvi fazer este guia resumido. Garotos, imprimam e colem na porta da geladeira!

WHEY PROTEIN 

O que é whey protein:

Proteína do soro do leite.

Whey protein é indicado para:

Evitar catabolismo (perda muscular) e construir músculo, independentemente da modalidade do treino.

Hora para tomar whey protein:

Até uma hora após o treino. Aí os aminoácidos da proteína são mais bem captados, evitando catabolismo e lesões, Unir o whey a suplementos de carboidrato, como a dextrose, acelera o transporte dos nutrientes da proteína. Misture 0,25 g de whey a 1 g de carboidrato por quilo de peso corporal (se tiver sobrepeso ou treinar forte, a medida pode variar. Procure um nutricionista).


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O que é BCAA:

Composto com valina, leucina e isoleucina (aminoácidos de cadeia ramificada ou BCAAs, que não são produzidos pelo corpo).

BCAA é indicado para:

Esportes de longa duração, como meias-maratonas ou triatlo. O BCAA retarda a fadiga, reduz dores e quedas na função imunológica, Para nós marombas também é interessante, pois estimula a produção da proteína M-tor, que participa do processo de crescimento de massa muscular. A dose diária aproximada recomendada de BCAA fica entre 10g e 15g (para quem treina pesado)

Hora para tomar BCAA:

Ao acordar, antes e depois dos treinos.

 

 


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O que é creatina:

Composto de aminoácidos (arginina, metionina e glicina).

Creatina é indicada para:

Ganhar força e energia em modalidades que exigem explosão (como esportes de quadra e musculação). “A energia dos músculos vem de uma molécula chamada ATP, que age por um intervalo curto. Ao ser metabolizada, a creatina ajuda a reconstruir a ATP”.

Hora para tomar creatina:

Até uma hora pós-treino. Misture-a a suplementos de carboidrato, como a dextrose. Assim a ação da creatina é otimizada. Tome 50mg para cada quilo de peso corporal.


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O que é cafeína:

Estimulante e termogênico à base de cafeína.

Cafeína é indicada para:

Dar mais ânimo no treino e perder peso. Ao estimular o sistema nervoso central, ela aumenta disposição e atenção, também aumenta frequência cardíaca e temperatura corporal, associando-se à termogênese (queima de gordura). A dose indicada é de até 6 mg por quilo de peso corporal ao dia.

Hora para tomar cafeína:

30 minutos pré-treino (tempo até início da ação) e/ou nas primeiras horas após acordar (para potencializar a termogênese).

 

 

PRÉ TREINO PRECURSOR DE ÓXIDO NÍTRICO

(conhecido como NO)

O que é Pré treino:

Composto que promove a produção de óxido nítrico, gás que circula nos vasos sanguíneos aumentando o fluxo de sangue no músculo.

Pré treino é indicado para:

Praticantes de musculação que visam hipertrofia. O aumento do fluxo sanguíneo faz o músculo receber mais oxigênio e nutrientes, melhorando o resultado e reduzindo a fadiga pós-treino
 

Hora para tomar pré treino:

30 minutos antes do treino.
 
 
 

DEXTROSE 

O que é dextrose:

Carboidrato, monossacarídeo (açúcar de molécula menor).

Dextrose é indicada para:

Aumentar o fornecimento de energia de maneira rápida.

Hora para tomar dextrose:

Até uma hora após o treino. A absorção rápida a torna ideal para repor os estoques energéticos. A dose diária recomendada de dextrose varia de 3 a4 colheres (sopa).
 
 
 
 

BLEND DE PROTEÍNAS 

 

O que é blend de proteínas:

Combinação de várias fontes de  proteínas, como whey protein, caseína, proteína de soja, albumina, entre outras.

Blend de proteínas é ndicado para:

Ganhar massa magra e evitar catabolismo (perda muscular)

Hora para tomar blend de proteínas:

Na primeira ou última refeição. As diversas fontes protéicas garantem a absorção do nutriente por um período maior, o que ajuda a evitar o catabolismo.

 
 
 

MULTIVITAMÍNICOS

O que é multivitamínico:

Combinado de diversas vitaminas e micronutrientes (A,B,C,D,E, zinco, magnésio, entre outros)

Multivitamínicos são indicados para:

Para todos que não consegue obter todas as vitaminas necessárias através da alimentação, apenas. (99,9% da população)

Hora para tomar multivitamínicos:

Eu tomo no desjejum, junto com o blend de proteínas.

 
  
 

GLUTAMINA

O que é glutamina:

Aminoácido utilizado na síntese de proteínas e reparação das fibras musculares.

Glutamina é indicada para:

Evitar catabolismo (perda muscular) e construir músculo, independentemente da modalidade do treino.

Hora para tomar glutamina:

Até uma hora após o treino e/ou antes de dormir. A minha dose diária varia entre 10g e 15g (dependendo de quanto ainda tem no pote rsrsrs)

 

Conclusão

As dicas foram dadas baseadas na minha experiência. Cada marombeiro tem um organismo individualizado. Antes de tomar suplementos alimentares, sugiro que consulte seu médico.

Se você quer saber mais sobre como tomar suplementos que não foram citados neste post, comente aqui em baixo, que eu farei um post parte 2 com outros suplementos, ok?!

A HORA CERTA DE TOMAR SEUS SUPLEMENTOS
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4 comentários sobre “A HORA CERTA DE TOMAR SEUS SUPLEMENTOS

  1. Olá Allan!
    Se você não está conseguindo perder peso, sua dieta não está tão regrada assim…
    Para perder peso é preciso consumir menos calorias do que gasta. Matemática pura e simples.
    Não te conheço, nem suas medidas, mas de maneira genérica, sugiro que refaça sua dieta, calculando sua TMB, e a quantidade diária de calorias necessárias para perder os quilos que você deseja.

    Mas quanto a sua dúvida sobre suplementos:
    Quando eu li sua pergunta entendi que um “blend pré-treino” seria um blend de diversas proteínas antes do treino. Se esse for o caso, não tem nenhum problema em tomar junto com o Lipo 6 black.
    Mas se você estiver se referindo a um suplemento pré treino, como um Assault, Jacked, C4 ou similar, tome cuidado!
    Todos os pré treinos contem substâncias estimulantes, assim como o Lipo 6 Black.
    Tomando os dois suplementos juntos, pode fazer com que a quantidade de estimulantes em seu organismo seja muito grande, o que pode provocar problemas.

    Espero que eu tenha sanada sua dúvida. Mas se ainda ficou alguma, basta entrar em contato novamente.

    Um abraço!

  2. Oi , estou fazendo academia a 2 meses , malho pesado 6 dias por semana faso 30 minutos de corrida na esteira todos so dias,
    E tenho uma alimentação regrada.
    Pois meu objetivo inicial e perde peso, mais nao estou tendo muito resultado.
    Pense em comprar um lipo 6 black e um blend pré treino. Sera q tem algum problema em toma termogenico com o pré treino?
    Qual seria os melhores horário pra mim toma ?
    Eu trabalho o dia inteiro e malha das 19 as 21 horas.

  3. Você está correto Alan, o objetivo da dextrose é aumentar a ingestão de carboidratos pelo organismo.

    Quando você termina um treino pesado, seu corpo esgotou o estoque de glicogênio, e o melhor macronutriente para suprir essa necessidade é o carboidrato.

    Por isso alguns marombeiros utilizam a dextrose, que é uma fonte barata de carboidratos, junto com o shake de proteína no pós treino. A ideia é que o carboidrato seja usado pelo organismo para suprir a necessidade de repor o glicogênio, e a proteína seria usada na sua totalidade, para a reconstrução muscular.

    Sem a dextrose, grande parte do seu whey protein seria usada como fonte de glicogênio, e sobraria menos proteína para ser usada na construção muscular.

    Espero que eu tenha conseguido te esclarecer, e se ficou alguma dúvida, pergunte novamente!

  4. Se o whey concentrado ja tem um pouco de carboidrato, por que é aconselhável tomar dextrose(carboidrato de rápida absorção) junto? Isso não elevaria o nível de carboidrato no organismo?

Qual a sua dúvida?