CAFEÍNA FAZ MAL?

A cafeína, juntamente com o sal e a água, são os ingredientes mais comuns na dieta humana. A cafeína está presente em diversos alimentos como no café, no chá, no refrigerante, em bebidas alcoólicas, em sorvetes e em diversos medicamentos analgésicos e estimulantes. E é claro, suplementos. Mas será que cafeína faz mal?

E isso é bom, pois a cafeína pode melhorar sua concentração e aumenta sua disposição. Mas o problema é que a cafeína acabou ganhando uma má fama, dentro e fora das academias, alguns médicos insistem em dizer que a cafeína faz mal. Mas estudos tem derrubado os que abominam a cafeína:

Cafeína causa desidratação?

A maioria das pessoas que tomam café regularmente, relatam que a cafeína causa um forte efeito diurético, ou seja, você urina mais que o normal. E se você ainda pratica uma atividade física que te faz suar, e não ingerir líquido suficiente, com certeza isso pode ser um problema.
 
Mas como a maioria das pessoas consomem cafeína vinda do café, do chá preto ou de um pré-treino, a água que eles consomem como parte dessas bebidas faz parte dessa perda de fluidos. Estudos descobriram que uma pessoa de 70 quilos pode beber até 7 xícaras (cerca de 600 miligramas de cafeína) de café por dia sem sofrer um aumento significativo na perda de fluidos.
  • Kovacs, E. M., Stegen, J. H., & Brouns, F. (1998). Effect of caffeinated drinks on substrate metabolism, caffeine excretion, and performance. Journal of Applied Physiology, 85(2), 709-715.

 

  • Falk, B., Burstein, R., Rosenblum, J., Shapiro, Y., Zylber-Katz, E., & Bashan, N. (1990). Effects of caffeine ingestion on body fluid balance and thermoregulation during exercise. Canadian Journal of Physiology and Pharmacology, 68(7), 889-892.

 

 
Mas se mesmo assim você ainda sentir que está urinando demais e perdendo liquido demais, basta consumir 200ml de água a mais para cada 100mg de cafeína que você consumir
 
tomar café como pré-treino

Dica importante:

Quanta cafeína tem em uma xícara de café?

 -Uma xícara de café tem em média 95mg de cafeína


Cafeína faz mal para o coração?

A maioria dos cardiologistas acredita que o consumo de café está relacionado ao aumento de doenças cardiovasculares. Porém estudos provam que isso não é verdade, em se tratando de um consumo normal de café, é claro.
 
Um estudo de quase 50 mil bebedores de café não encontrou associação entre a ingestão moderada de cafeína (ajustada em 10 xícaras por dia neste estudo) e doenças cardiovasculares.
  • Frost, L., & Vestergaard, P. (2005). Caffeine and risk of atrial fibrillation or flutter: the Danish Diet, Cancer, and Health Study. The American Journal of Clinical Nutrition, 81(3), 578-582.
 
Ou seja, o problema não é a cafeína, mas sim a dose. Se você consume entre até 5 xícaras por dia, não terá nenhum problema.

Cafeína é viciante?

Quanto mais você bebe cafeína, maior fica sua tolerância aos seus efeitos, e você acaba tendo que tomar doses maiores para sentir o efeito que sentia antes. Mas se isso acontecer, basta parar de tomar cafeína por alguns dias.
café demais faz mal para quem malha na academia


Dito isto, se você interromper o uso dessa forma abrupta, vai acabar sentindo sintomas de abstinência desta substância, como dor de cabeça, irritabilidade e dificuldade em se concentrar.
 
A boa notícia é que isso passa rápido, e assim que voltar a consumir a cafeína, vai sentir novamente os efeitos estimulantes e de concentração que sentia antes.
  • McCusker, R. R., Fuehrlein, B., Goldberger, B. A., Gold, M. S., & Cone, E. J. (2006). Caffeine content of decaffeinated coffee. Journal of Analytical Toxicology, 30(8), 611.

Dicas importantes

Café descafeinado também contém cafeína!

A legislação diz que quaisquer produtos devem retirar no mínimo 97% da quantidade de cafeína na sua versão descafeinada. Ou seja, ainda sobram 3%. Não é muito mas tome cuidado, pois não é zero. A Universidade da Flórida, em uma de suas pesquisas, encontrou 16mg de cafeína em 500ml de uma bebida com a palavra “descafeinada” no rótulo. É pouco, mas se você está grávida, é alérgico, ou está tomando algum medicamento conflitante com a cafeína pode ter sérios problemas…
Conclusão
A cafeína é um dos mais baratos e eficientes pré-treinos que existem, mas a chave está em saber tomar a dose certa. Seus melhores amigos neste caso, e em todos os outros, são o bom senso e a moderação!
CAFEÍNA FAZ MAL?
Esse post te ajudou?

Qual a sua dúvida?