O final de ano chega e com ele a questão: como equilibrar a balança com tanta comida na mesa das ceias e confraternizações? De acordo com a nutricionista Taciane Oliveira, especialista em modulação intestinal na equipe técnica da Vitafor Nutrientes, não é preciso abrir mão das delícias dessa época, mas comer de forma consciente e responsável com a própria saúde é fundamental.
Exagero durante as festas de fim de ano
De acordo com a nutricionista, a ingestão de muito sal nesse período, somada ao consumo de bebidas alcoólicas, faz com que algumas pessoas tenham retenção de líquidos. “Esses fatores causam essa sensação de inchaço que incomoda muita gente, por isso é imprescindível reforçar a hidratação”.
Além da água, o consumo de chás com propriedades diuréticas e antioxidantes podem fazer a diferença para quem se sente pesado após as refeições. Entre eles, Taciane recomenda hibisco, cavalinha, gengibre, chá verde, dente-de-leão e laranja amarga. “O Vita Tea da Vitafor, um chá misto solúvel que combina diversos compostos diuréticos e anti-inflamatórios, também é uma opção prática e saudável para eliminar a retenção e facilita ainda mais o consumo para quem tem dificuldade de achar determinadas ervas”.
Ano novo, vida nova
Taciane observa que, embora algumas pessoas busquem acompanhamento nutricional no início do ano, muitas acabam abandonando o tratamento em poucos meses. “Os primeiros meses após a virada são os que mais lotam os consultórios dos nutricionistas, mas ao decorrer do tempo esse número vai caindo, principalmente quando chegam as estações mais frias. Mas, com persistência, é possível conciliar alimentação saudável, prazer e diversão, tornando o processo de reeducação alimentar mais leve e fazendo dele um hábito”.
A dica da especialista é diminuir aos poucos os alimentos que não favorecem o seu processo de emagrecimento, troque por aqueles que vão te favorecer, como legumes, verduras, frutas e carnes magras, além de buscarem uma orientação profissional. “Seja constante e se deslizar, não se cobre tanto, é só voltar à rotina na próxima refeição!”.
Discussão sobre este post