Muita gente diz que maconha é um ótimo pré-treino, outros dizem que fumar maconha diminui a testosterona. Mas o que a ciência diz sobre o assunto? Neste artigo, iremos esclarecer algumas duvidas frequentes sobre o assunto.
Fumar maconha e treinar faz mal?
O debate sobre a legalização da maconha nunca esteve tão avançado. Quem é contra acusa a maconha de ser tão prejudicial à saúde quanto o tabaco. Quem é a favor da liberação da maconha defende que a erva tem diversas propriedades medicinais que ajudam no relaxamento, concentração e até na cura de doenças.
Essa discussão também chegou no mundo da musculação. Em qualquer fórum sobre bodybuilding haverá tópicos bem populares sobre o assunto e com as mais variadas opiniões e experiências relatadas.
Vamos ver o que cada grupo tem a dizer sobre a relação entre maconha e musculação:
Maconha ajuda na musculação? Por que?
- A maconha é considerada dopping na maioria dos esportes sob a categoria “droga para melhorar o desempenho”
- Corredores de maratona afirmam que a maconha melhora na resistência em treinos de grande duração.
- Se você estiver na fase de bulk, fumar maconha pode ajudá-lo a ingerir quantidades incríveis de comida e achar tudo gostoso, mesmo se for apenas batata doce e frango sem sal.
- A maconha aumenta sua tolerância à dor, isso pode diminuir as dores musculares tardias e ajudar na recuperação pós treino.
- Maconha melhora seu foco e concentração durante o treino
- Maconha aumenta a frequência cardíaca, por isso é um ótimo pré-treino.
Maconha atrapalha na musculação? Por que?
- Maconha diminui a testosterona.
- Maconha pode causar ginecomastia.
- Fumar maconha antes de dormir pode prejudicar seu sono anabólico.
- Fumar maconha é prejudicial aos pulmões. Sua resistência cardio vascular ficaria prejudicada.
- Maconha atrapalha duas habilidades motoras, o que prejudicaria seu treino. Dependo da quantidade de peso que você costuma treinar, pode até se lesionar gravemente.
Mas independente do seu lado nessa discussão, vamos ver o que a ciência tem de concreto para nos mostrar:
Maconha e testosterona
Um estudo feito em 2008 mostrou que o THC (Tetraidrocanabinol, principal componente ativo da maconha) pode elevar o cortisol. E o cortisol alto realmente diminui a quantidade de testosterona.
Porém esse efeito foi notado apenas em fumantes esporádicos de maconha. Usuários mais frequentes não demonstraram o mesmo aumento do cortisol.
Um estudo mais antigo, de 1984, demostrou que o THC pode diminuir os níveis de testosterona bloqueando a liberação de GnRH do hipotálamo (o GnRH ativa o hormônio luteinizante, que por sua vez estimula a liberação de testosterona pelos testículos).
Entretanto, esse resultado é bastante contestado, já que os experimentos foram feitos in vitro ou em animais, ou seja, nunca testados em seres humanos.
O primeiro estudo que relaciona a maconha com a testosterona foi feito na década de 70. E concluiu-se que os indivíduos que usavam maconha regularmente tinham em média 416 ng/dl de testosterona no sangue. Já os que não fumaram apresentaram uma média de 742 ng/dl.
Embora haja uma grande diferença entre os dois grupos, ambos permaneceram dentro de níveis considerados normais para homens naturais.
Em 1974, pesquisadores de Harvard realizaram um estudo com 27 homens com idades entre 21 e 26 anos. Eles foram solicitados a ficarem chapados todos os dias, durante 3 semanas.
Durante os 21 dias de duração do experimento, cada “cobaia” fumou 54 baseados!
E surpreendentemente, nenhuma mudança significativa na testosterona plasmática foi observada.
Afinal, fumar maconha e treinar faz mal ou faz bem?
Baseado no que vimos nesses estudos citados, fumar maconha não irá atrapalhar significativamente seus ganhos na musculação.
Porém não o aconselho a fumar antes de ir treinar. Pois o Ministério da Saúde adverte: “se estiver chapado, evite levantar cargas pesadas o suficiente para quebrar seu pé se escorregarem da sua mão.”
Essa foi a minha conclusão. E para você? Depois de conhecer o que a ciência tem a dizer sobre o assunto, qual foi a conclusão que você chegou? Me conta aqui nos comentários. Vamos trocar uma ideia e quem sabe até surja um bom assunto para um próximo post!
Discussão sobre este post