A ginecomastia masculina é o inchaço do tecido mamário em homens. Isso dá um aspecto de seios femininos e até inchaço e secreção nos mamilos.
Não se preocupe, a ginecomastia masculina é mais comum do que você pensa.
Segundo dados do hospital Albert Einstein em São Paulo, a cada ano, 150 mil novos casos de ginecomastia em homens são relatados.
Ela é mais comum na puberdade, entre 8 e 18 anos, e também em homens mais velhos, a partir de 41 anos.
O tratamento da ginecomastia costuma ser demorado e caro. E muitas vezes, a única solução é mesmo entrar na faca! Ou seja, cirurgia.
Portanto, é mais fácil e mais barato evitar a ginecomastia do que trata-la. E para evitar a ginecomastia, primeiro você precisar entender o que a causa.
Causas da Ginecomastia
A principal causa da ginecomastia é o aumento do estrogênio (hormônio feminino) e diminuição da testosterona (hormônio masculino) no sangue.
Esse balanco irregular entre os dois hormônios pode ser causado por diversos hábitos comuns (ou nem tanto), mas principalmente por:
- Abuso de álcool
- Uso de esteroides anabolizantes
- Aumento de peso
- Fumar cigarros
- Dietas muito restritivas
- Uso de certos medicamentos
- Uso de produtos à base de plantas
- Fumar maconha
Enfim, vamos analisar cada um desses hábitos separadamente e descobrir como acabar com cada um deles:
Abuso de álcool
Encher a cara de cerveja já é considerado um hábito ruim por dar aquela inchada na barriga. Porém os malefícios de se consumir altas doses de bebida alcoólica vai além disso.
O álcool afeta a capacidade do fígado de se livrar do excesso de estrogênio. Além disso, o lúpulo – que é bastante usado na fabricação de cervejas e outras bebidas alcoólicas, está repleto de fitoestrogênios.
Os fitoestrogênios são compostos vegetais. Esses compostos, uma vez que absorvidos pela nossa corrente sanguínea, dão origem ao estrogênio propriamente dito.
Outro dano bastante conhecido que o álcool causa no seu fígado é a cirrose. E quando seu fígado não trabalha bem, seus níveis hormonais ficam totalmente desregulados.
Isso acontece porque o fígado é o principal órgão responsável por metabolizar hormônios.
Esse desequilíbrio hormonal certamente causará a ginecomastia masculina,
resultando em um peito excessivamente feminino. Sendo assim, pense bem antes de beber cerveja em excesso ou tomar altas doses de Whisky.
Como acabar com o hábito de beber
O ideal é cortar totalmente a bebida alcoólica da sua dieta. Porém sabemos que é quase impossível. Somos seres sociáveis e é inevitável encontrarmos bebidas alcoolicas em festas e confraternizações.
Para não se tornar o chato da galera, beba um pouco em ocasiões especiais, entretanto limite-se a 5 latas de cerveja por semana, ok?!
Uso de esteroides anabolizantes
Muitos homens fazem uso indiscriminado de esteroides anabolizantes. E justamente por essa falta de acompanhamento médico para se definir qual droga e qual dosagem devem ser usadas, muitos acabam desenvolvendo a famosa “teta de cadela prenha”.
Isso acontece porque nosso corpo sempre procura um equilíbrio.
Quando você injeta mais testosterona exógena (vinda de fora do corpo), seu corpo acaba buscando o equilíbrio hormonal, aumentando assim a produção de estrogênio.
Como acabar acabar o esse habito?
Caso esteja realmente decido a usar esteroides anabolizantes, faça da maneira correta. Procure um endocrinologista especializado na área de esportes. Faça os exames de sangue completos e principalmente, não esqueça da terapia pós ciclo (TPC)
Aumento de peso
Seios são basicamente formados por tecido adiposo, ou seja gordura.
Quanto maior for a quantidade de gordura em seu corpo, em relação à quantidade de massa magra, sem dúvida será maior a chance de desenvolver a ginecomastia masculina.
Além disso, quanto maior for sua porcentagem de gordura corporal, maior será a sua produção de estrogênio e menor a de testosterona.
Ou seja, dano duplo!
Como evitar o ganho de peso?
Para evitar esse desastre você precisa se manter sempre em forma. Que tal dar uma olhada no nosso artigo sobre como diminuir o percentual de gordura.
Fumar cigarros
Existem milhares de motivos para você parar de fumar. E aqui vai mais um:
O câncer de pulmão está entre as razões mais comuns para o crescimento da mama relacionado ao câncer. Perde apenas para o câncer de próstata.
Isso acontece porque os cânceres podem produzir hormônios para seu próprio benefício e crescimento, por consequência pode resultar em desequilíbrios hormonais e, por sua vez, fazer com que os seios cresçam.
Como acabar com esse hábito
Para de fumar!
Não existe outra maneira. Entre em grupos de ajuda, use adesivos de nicotina, mastigue palitos de cenoura…
Não importa como, apenas pare.
O Ministério da Saúde oferece desde 2004 um tratamento gratuito para quem deseja parar de fumar. Se for seu caso, sugiro considerar.
Dietas muito restritivas
Quando você está em uma dieta muito restrita, seus níveis de testosterona caem bastante, já os níveis de estrogênio, nem tanto.
O aparecimento da ginecomastia nesses casos, pode acontecer durante a dieta, visto que sua nitrição está pobre. Ou pode acorrer depois do fim da dieta, quando você retoma seus hábitos alimentares normais.
Esse efeito rebote da ginecomastia foi percebido em 1945, após o fim da II Guerra Mundial, homens que estavam presos em campos de concentração desenvolveram tecido mamário dentro de algumas semanas após a retomada de uma dieta adequada.
Embora a causa exata desse tipo de ginecomastia seja desconhecida, perda de peso significativa e desnutrição são frequentemente acompanhadas de hipogonadismo, no qual os testículos produzem pouco ou nenhum hormônio, de acordo com pesquisadores da Universidade Estadual de Nova York em Stony Brook.
Como acabar com esse hábito
É como eu sempre digo aqui no blog: evite dietas extremamente restritivas. Elas podem causar uma perda de peso rápida, porém os resultados não são duradouros.
E preferível montar uma dieta equilibrada, com alimentos que você gosta e poderá mantê-la para sempre.
6. Uso de certos medicamentos
O que você tem no seu armário de remédios?
Você sabia que mais de 20 remédios comumente prescritos pelos médicos têm propriedades semelhantes ao estrogênio, elevam os níveis de estrogênio diretamente ou incluem hormônios andrógenos que podem ser convertidos em estrogênio?
Nessa lista de medicamentos estão alguns antidepressivos, medicamentos para pressão arterial e antibióticos.
Como acabar com esse hábito:
Primeiramente, evite se automedicar. Procure sempre um médico quando apresentar algum sintoma suspeito.
Quando ele te receitar algum medicamento, pergunte sobre os efeitos colaterais. A maioria dos médicos não se atenta à ginecomastia masculina como um dos possíveis efeitos colaterais.
7. Uso de produtos à base de plantas
Um estudo de 2007 no New England Journal of Medicine descobriu que quando aplicado topicamente, óleo de melaleuca e óleo de lavanda – ingredientes comuns em xampus, loções e sabonetes – podem causar ginecomastia.
Como acabar com esse hábito:
Vale a mesma dica para os medicamentos. Leia o rótulo dos produtos com atenção.
Certamente você vai pensar 2 vezes antes de pegar o xampu da sua namora emprestado, não é mesmo?!
8. Fumar maconha
É o que diz um estudo publicado pelo National Institutes of Health, nos Estados Unidos.
Se você é um usuário de maconha e quer saber mais sobre o assunto maconha e musculação, sugiro ler nosso post sobre os efeitos da maconha em quem treina com pesos. Os resultados obtidos em estudos mais recentes são surpreendentes.
Como acabar com esse hábito:
Assim como falamos sobre o cigarro, não há muito mistério: apenas pare de fumar maconha.
Ao fumar um baseado, seus níveis de testosterona costumar ficar mais baixos por até 24 hs.
Ou seja, se você fuma todo dia, acho melhor já entrar no site da Victoria’s Secret e encomendar seu sutiã…
9. Atirar com um rifle
Esse é o hábito mais estranho que pode causar ginecomastia masculina. É também o menos comum e menos praticado desta lista.
Porém existem muitos policiais e praticantes de tiro que deveriam saber disso.
O impacto do coice de uma arma pesada, como um rifle ou fuzil, no seu peito pode causar a ginecomastia.
Surpreendentemente o Hospital das Forças Armadas Alemãs de Berlim descobriu que os exercícios de tiro contribuíram para a ginecomastia em mais de 70% da unidade dos militares alemães que realiza exercícios de tiro de precisão em funções cerimoniais oficiais.
Como acabar com esse hábito:
Embora não se saiba por que o tiro pela culatra de um rifle aumenta os níveis de estrogênio na área do impacto, talvez seja prudente reduzir a quantidade de tiros ou usar um colete de proteção para absorver o impacto.
Tratamento para ginecomastia
Se você cortar ou pelo menos diminuir a frequência destes nove hábitos que citei, muito provavelmente você não precisará de um tratamento para ginecomastia masculina.
O melhor tratamento é a prevenção.
Porém se esse post foi publicado tarde demais para você e a ginecomastia já está presente em sua vida, se prepare, pois o tratamento é demorado é caro.
Se você ainda é um adolescente, fique tranquilo. Certamente, com o fim da puberdade, seus hormônios se estabilizarão e provavelmente a ginecomastia desaparecerá.
Porém, não é por isso que você ficará sem fazer algo a respeito agora, não é mesmo?!
Procure manter uma boa dieta e uma rotina de exercícios com pesos. Se manter em forma vai minimizar muito o problema.
Sugiro que leia nosso guia da musculação na adolescência para que possa montar um plano de treinamento ideal para sua faixa etária.
Infelizmente, para 5% dos homens que apresentam a ginecomastia na adolescência, esse problema perdurará na vida adulta.
Para homens acima dos 21 anos o tratamento começa com um exame de sangue.
Neste exame o médico consegue detectar exatamente qual a quantidade de testosterona e estrogênio circulando no seu corpo.
Dessa maneira, ele poderá indicar o melhor tratamento para o seu caso.
Remédios para ginecomastia
Os principais remédios para o tratamento da ginecomastia são os inibidores de estrogênio. entre eles os mais comuns são:
- Anastrozol
- Letrozol
- Exemestano
- Tamoxifeno
Para saber mais sobre cada um deles, sugiro dar uma conferida no nosso post sobre como aumentar seus níveis de testosterona sem usar anabolizantes.
Cirurgia para ginecomastia
Quando nem os remédios inibidores de estrogênio funcionam, os médicos costumam sugerir uma lipoaspiração da gordura mamária ou uma cirurgia conhecida como mamoplastia redutora.
Essa cirurgia dura no máximo 2 horas, é realizada com anestesia local e sua recuperação é relativamente rápida.
Dentro de 1 dia o paciente já tem alta.
O inchaço no local dura pouco mais de 1 semana.
Nos primeiros 30 dias o paciente usará uma cinta de compressão torácica para sustentar a área operada e a diminuir os riscos pós-operatórios.
E o paciente pode voltar a praticar exercícios físicos normalmente 3 meses após o procedimento cirúrgico.
Ginecomastia antes e depois
Veja alguns exemplos de pacientes que passaram por algum tratamento para se livrar da ginecomastia masculina:
Conclusão
Como vimos ao decorrer deste artigo, a ginecomastia pode ser desencadeada de varias formas, o ideal é seguir a risca nossas dicas para minimizar os riscos. Pense nisso, como uma forma de melhorar a saúde, e não somente pensando na estética.
Agora que você conheceu quais são os hábitos mais comuns que causam a ginecomastia, preciso que você me diga:
Destes 9 hábitos, quantos você pratica pelo menos 1 vez por semana? Conta pra gente aqui nos comentários.
Um abraço e até a próxima!
Discussão sobre este post